terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Propósito Eterno de Deus

Muitas vezes nos deparamos com um evangelho que é diferente do que foi pregado por Cristo. Dentre estes, ouvimos alguns "evangelhos" completamente fora dos padrões com práticas visivelmente inventadas (igrejas para homosexuais, mistura com várias crenças religiosas, igreja para surfistas, práticas de prosperidade... etc etc).

O que podemos fazer para não ser levados a todo vento de doutrina?
Ef 4.14-15
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Para não sermos enganados com doutrinas estranhas temos duas opções:

  1. Conhecer todas as doutrinas estranhas.

  2. Conhecer bem a doutrina de Deus.
E é claro que vamos optar pela segunda opção.

Então vamos ver aqui o básico do Propósito de Deus.
O que Deus realmente quer? Por que ele nos criou? Como ele quer que a gente seja? Para que ele quer que a gente seja assim? Somos capazes de atender às expectativas de Deus? Como ele nos capacita para que possamos fazer a sua vontade?

Essas perguntas, são simplesmente para nos dar uma direção, algumas serão respondidas objetivamente (como: pergunta e resposta) e outras serão claramente respondidas nas entrelinhas.

O que Deus quis ao criar a Terra... A humanidade? Na verdade Deus criou com um propósito eterno.
Então a melhor pergunta é:

Qual o Propósito Eterno de Deus?
Ter uma familia de muitos filhos semelhantes a Jesus
para glória de Deus Pai.



Podemos ver este propósito claramente em Romanos 8.28-29 e Filipenses 2.11.
Romanos 8.28-29
28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Filipenses 2.11
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Em Romanos podemos notar que Deus quer uma familia de Muitos filhos, semelhantes a Jesus.
E em Filipenses notamos que é para glória de Deus Pai.

Este é o básico. O Propósito Eterno de Deus.
Uma Familia => Unidade.
De Muitos Filhos => Quantidade.
Semelhantes a Jesus. => Qualidade.
Para glória de Deus Pai => Finalidade.

"Deus criou o homem santo, para que através de sua paternidade, Ele pudesse ter uma família. Através de Jesus, Deus deu a oportunidade do homem se reconciliar com Ele. O Unigênito de Deus, através de seu sacrifício na cruz, pagou toda nossa dívida e nos fez também filhos de Deus.
Esses novos filhos adotados através do Arrependimento e do batismo, formam o corpo de Cristo, A Igreja.
Por esta causa, devemos nos empenhar e considerar todas as outras coisas pequenas e passageiras. Nada pode nos impedir de cumprir o desejo do Pai, todo nosso ânimo, esforço e mobilização deve ser colocado a disposição Dele."
ReiEterno via Eliseu da Cruz Moreira



Como Deus quer?

1. Um povo consciente do seu sacerdócio
1 Pedro 2.5,9
5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo
9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
2. Um povo equipado para o Desempenho do seu sacerdócio
2 Timóteo 2.15
15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
Efésios 6.17
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

3. Um povo bem relacionado entre si
Efésios 4.16
16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Colossenses 2.19
19 E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.

4. Um povo mobilizado
Mateus 28.18-20
18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
João 15.8
8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
2 Timóteo 4.2
2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

Quais recursos Ele nos deu?
1. O Evangelho do Reino (de Deus)
O Evangelho do Reino é o governo de Deus sobre a vida do homem. E não o contrário... No qual Deus é um garçom a serviço do homem, ou ainda o "Euvangelho", onde o homem manda sobre sua própria vida, ele deve ser exaltado e Deus é um coadjuvante.
    "Não podemos abrir mão de qualquer ponto do evangelho, ao contrário, devemos imitar Jesus, que fazia aplicações práticas na vida das pessoas"
    ReiEterno via Eliseu da Cruz Moreira
Mateus 9.35
35 E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 4.17
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Estar debaixo do Evangelho do Reino de Deus, significa também, Renunciar a Tudo, Negar-se a si mesmo, Tomar a Cruz a cada dia. Tudo isto porque nós não nos governaremos mais... e sim Cristo nos governará

Mateus 16.24
24 Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
2. A Palavra
Efésios 6.17
17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Salmo 119.11,105
11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

A Palavra nos ajuda a não pecar, nos guia e ainda é a nossa arma, nossa espada!!
João 17.17
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
    "É a nossa bússola. Ela é imutável, expressando toda a vontade de Deus. Ela contém os absolutos de Deus , pois Nele nada é relativo, nada está sujeito a “modernização” humana, pois tudo que vem Dele é eterno e perfeito. Vivemos numa época em que tudo está sujeito as mudanças, temos que rejeitar qualquer coisa que fere a Palavra, para que não sejamos pegos maculados diante Dele."
    ReiEterno via Eliseu da Cruz Moreira
3. O Espírito Santo.
João 14.26
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito
    "É Ele que nos apresenta toda a glória de Jesus. Quanto mais o buscarmos, maior será a revelação que teremos de Jesus."
    ReiEterno via Eliseu da Cruz Moreira
João 16.7-15
7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
4. A Oração
I Tessalonissenses 5.17
17 Orai sem cessar.
Efésios 6.18
18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

5. Dons e Ministérios
Efésios 4.11-12
11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Romanos 12.4-8
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
6. Juntas e Ligamentos
Efésios 4.16
16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
2Timóteo 2.2
2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

Qual nosso modelo?
1. Jesus!
Efésios 4.15
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

2. Jesus Dependia do Pai.
João 4.34
34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.

3. Jesus se esvaziou.
Filipenses 2.5-8
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

4. Só através de Jesus podemos ir até o Pai
João 14.6-11
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
Mais sobre Jesus:

    1. Jesus existiu Sobre todas as Coisas

    2. Jesus se esvaziou de sua glória

    3. Teve uma vida perfeita e irrepreensível

    4. Fez uma obra tremenda e grandiosa

    5. Morreu pelos nossos pecados

    6. Ressuscitou

    7. Foi exaltado

    8. Intercede por nós

    9. Enviou o Espírito Santos

    10. E voltará


Qual a Finalidade deste Propósito Eterno?

Glorificar o Pai

Filipenses 2.11
11 E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Mateus 5.16
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Gálatas 1.4-5
4 O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
5 Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.

1 Coríntios 10.31
31 Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

Romanos 11.36
36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Apocalipse 4.11
11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas


Segue um texto de Eliseu Moreira em ReiEterno, com muito mais conteúdo, sobre o assunto. Vale muito a pena acessá-lo. http://reieterno.sites.uol.com.br/1basico/visao.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário