segunda-feira, 4 de outubro de 2010

A Parábola das Dez Virgens

A Parábola das Dez Virgens

Engraçado, que as vezes vejo pessoas que tem como objetivo de vida: "ser salvo", se livrar do inferno, se livrar do fogo eterno. Bem não parece ser um motivo tão ruim assim, mas o nosso coração não deve se motivar só por isso. (O temor a Deus é o princípio da sabedoria.)

Meio confuso não é?

Agradar a Deus deve ser nossa maior motivação! A salvação virá por "tabela".

Diferença nas Intenções do coração

O Coração de quem só pensa em ser salvo diz (para este o alvo é ser salvo): 

  • Até aonde posso usar minha liberdade para ser salvo? 
  • Até aonde posso usar das coisas lícitas que não atrapalhe minha salvação? 
  • Quantas vezes preciso orar na semana para ser salvo?
  • Quanto será que eu posso me divertir, sem estar pecando?
  • Senhor, me livra de pessoas me perseguirem por minha fé em Ti.
  • Senhor, não volta agora não, espera eu me casar, criar meus filhos, espera pelo menos eu voltar daquela viagem agendada para Austrália no final do ano...
  • Que tipo de música eu posso escutar? ... Rock Satânico? Claro que não!... Música de Camdoblé? Óbvio que Não!... Aí vai perguntando, diminuindo o 'peso' aparente... até que chegue um momento que seja 'permitido'. "Ahh este 'tal tipo' eu posso, são letras suaves", são do mundo, falam de coisas do mundo, tem princípios do mundo... mas ele pode.

Enfim... acho que deu para dar uma ideia. 

Qual é o coração de um discípulo de Jesus, que quer agradar a Deus (Este tem por objetivo agradar a Deus):

  • Senhor, o que é lícito que eu posso renunciar para ter maior comunhão contigo?
  • Senhor, me ensina a orar sem cessar! 
  • Senhor, minha diversão maior é estar contigo, me ensina a deleitar nos teus braços.
  • Senhor, quando me perseguirem por amor ao teu nome, me dê forças para que eu seja um exemplo agradável aos teus olhos.
  • Maranata! Vem Senhor Jesus! Porque pra mim o viver é Cristo e o morrer é lucro! Não há nada nesta vida mais importante que tu Jesus!
  • Senhor, quais músicas são agradáveis ao seu ouvido, faz brotar de mim um louvor agradável a Ti.

A "Parábola das Dez virgens" fala sobre esta dualidade de pensamento. Cinco virgens tinham objetivos de serem salvas, e só. Cinco virgens queriam agradar ao Noivo, se preocupavam em estar prontas para o noivo.

Vamos relembrar a parábola

Mateus 25.1-13
1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
12 E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Agora vamos tentar responder umas perguntas simples, da forma mais simples possível:

1. Qual o tema principal desta parábola?
A parábola fala de um casamento, quem entra e quem estará de fora deste casamento.

2. De quem Jesus está falando aqui?
Jesus está falando da Igreja. As 10 virgens fazem parte da Igreja, se tivesse falando de Igreja e Mundo então não seriam todas puras (virgens), seriam Cinco virgens e Cinco prostitutas. Vemos também que não há pecados nas virgens, elas são puras! Quando elas aparecem ao Noivo ele diz "Em verdade vos digo que vos não conheço". 

Este conhecer, é relacionado a intimidade. É um pouco diferente do 'conhecer' que usamos no nosso dia a dia, ele é muito mais forte! Hoje podemos dizer "conheço só de vista". No grego Koiné a palavra usada na bíblia foi "Ginosko", que dá uma ideia de intimidade, conhecer profundamente... 

  • Quando a bíblia fala que José não havia tido relações sexuais com Maria, disse que José não havia conhecido (Ginosko) Maria. 
  • Quando Jesus fala que ele é o Pastor que conseguia identificar e que dava a vida pelas ovelhas.... Jesus conhecia (Ginosko) suas ovelhas.

A mesma coisa, quando vieram as virgens néscias, o Noivo disse: "não vos conheço"... ou seja, não tive intimidade contigo, não sou íntimo seu, não te conheço de forma íntima...

Voltando ao assunto, elas são puras! Veja que foi diferente daqueles que o chamavam de "Senhor, Senhor"... A esses Jesus disse (Mateus 7): "Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." Estes eram como lobos na pele de ovelha. Jesus não tinha intimidade com eles, porque eram pecadores.

3. Qual a diferença entre as noivas prudentes e as néscias?
A presença do Azeite.

4. O que é o azeite?
O Espírito Santo!

5. A qual manifestação do Espírito Santo Jesus está falando nesta parábola?
Na bíblia vemos várias manifestações do Espírito Santo:

  • Agente da obra de Deus,
  • Traz revelação,
  • Ilumina os olhos,
  • Dar conhecimento de Cristo,
  • Consolador,
  • Dar poder para testemunhar,
  • Convence o pecador da Justiça e do Juízo,
  • Ele dá os dons,
  • Ele que traz Cristo para habitar nos coração...

E nesta parábola, que tem como tema o casamento, a manifestação do Espírito Santo é o Desejo pelo noivo! A ansiedade para a volta de Cristo! "O Espírito e a noiva dizem: Vem!"

6. Jesus exagerou nesta parábola? Não está exigindo de mais?
Jesus está exigindo o coração de um discípulo, forasteiro, estrangeiro neste mundo. "Quem ama este mundo o amor do Pai não está nele!". Você se casaria com alguém só se interessa na cerimônia de casamento? Ou com alguém que sonha em passar o resto da vida com você?

7. O que deseja a virgem néscia?
Deseja participar do casamento, só isso. Tem como único objetivo "ser salvo". A virgem néscia não estava em pecado, só não tinha azeite. 

Agora três perguntinhas para os leitores

8. Porque você está aqui hoje?
9. O que tenho desejado no fundo do meu coração?
10. Onde está o meu coração?

É claro que este é apenas um resuminho do que foi revelado ao Marcos Moraes. Quem quiser se aprofundar no assunto, pode ouví-lo dele mesmo em:
ou em vídeo em:

Que Deus me ajude a ter sempre o coração de quem quer agradá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário