quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Teses de Martinho Luthero

65. Portanto, os tesouros do Evangelho são as redes com que outrora se pescavam homens possuidores de riquezas.
66. Os novos evangelhos, tesouros das indulgências, por sua vez, são as redes com que hoje se pesca a riqueza dos homens.
Teses 65 e 66 de Martinho Luthero

terça-feira, 24 de agosto de 2010

O Propósito Eterno de Deus

Muitas vezes nos deparamos com um evangelho que é diferente do que foi pregado por Cristo. Dentre estes, ouvimos alguns "evangelhos" completamente fora dos padrões com práticas visivelmente inventadas (igrejas para homosexuais, mistura com várias crenças religiosas, igreja para surfistas, práticas de prosperidade... etc etc).

O que podemos fazer para não ser levados a todo vento de doutrina?
Ef 4.14-15
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Para não sermos enganados com doutrinas estranhas temos duas opções:

  1. Conhecer todas as doutrinas estranhas.

  2. Conhecer bem a doutrina de Deus.
E é claro que vamos optar pela segunda opção.

Então vamos ver aqui o básico do Propósito de Deus.
O que Deus realmente quer? Por que ele nos criou? Como ele quer que a gente seja? Para que ele quer que a gente seja assim? Somos capazes de atender às expectativas de Deus? Como ele nos capacita para que possamos fazer a sua vontade?

Essas perguntas, são simplesmente para nos dar uma direção, algumas serão respondidas objetivamente (como: pergunta e resposta) e outras serão claramente respondidas nas entrelinhas.

O que Deus quis ao criar a Terra... A humanidade? Na verdade Deus criou com um propósito eterno.
Então a melhor pergunta é:

Qual o Propósito Eterno de Deus?
Ter uma familia de muitos filhos semelhantes a Jesus
para glória de Deus Pai.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

[FazendoDiscipulos] Casamento, Divórcio, Novo Casamento...


O Novo Casamento 
Jorge Himitian


INTRODUÇÃO

Deus está permitindo ao homem ou a mulher divorciar-se e contrair um novo casamento? Deus aprova que alguém se case com uma pessoa divorciada?

Para tratar deste delicado e controvertido tema, creio ser necessário seguir uma certa ordem metodológica:

Primeiro, analisar as passagens mais claras e que tratam diretamente o assunto e logo a seguir estudar aquelas mais difíceis e tentar compreender a luz dessas. A revelação no Antigo Testamento aparece gradual e progressivamente até chegar a Cristo, em quem está a revelação plena de Deus para todos os homens de todos os tempos. Por isso, é melhor abordar o assunto pelas passagens do Novo Testamento. Creio que o mais correto é começar pelas palavras de Jesus registradas nos evangelhos, para logo considerar as passagens do Antigo Testamento à luz dessas.

Segundo, enfocar primeiro a regra geral sobre o tema e logo abordar as exceções. Se tratarmos os casos de exceção sem primeiro ter estabelecido a regra, terminaríamos fazendo da exceção uma regra, desviando assim o ensinamento do Senhor.

Terceiro, resolver primeiro o aspecto bíblico do tema e depois a pastoral. O que quero dizer, é que o tratamento pastoral dos casos particulares constitui a segunda instância. Se considerarmos os casos sem ter definido o enfoque bíblico, corremos o risco de emitir nossos próprios juízos embasados em raciocínios ou sentimentos humanos e não na palavra de Deus. 


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

[ReiEterno apud Watchman Nee]

Não Ameis o Mundo
Uma pequena síntese da introdução do livro “Não ameis o mundo”, de Watchman Nee.
Todos os cristãos deveriam ler este livro.
O livro é publicado pela Editora dos Clássicos.
Existe um sistema ordenado, “o mundo”, que é governado por detrás das cenas por um governador, Satanás. Quando Jesus (Jo 12:31) declara que a sentença do julgamento deste mundo foi proferida, não está dizendo que o mundo material ou os seus habitantes estão julgados. Para estes, o julgamento ainda está por vir. Em julgamento está aquela instituição, aquela harmoniosa ordem mundial, da qual o próprio Satanás é a origem e líder. 

A Bíblia, assim, nos abre o entendimento sobre o mundo ao nosso redor. De fato, a menos que olhemos para os poderes invisíveis por trás das coisas materiais, facilmente seremos enganados. 

Política, educação, literatura, ciência, arte, leis, comércio, música – estas são as coisas que constituem o kosmos, e com elas nos defrontamos diariamente, elimine-as, e o mundo, como um sistema coerente, deixará de existir. Estudando a história da humanidade, temos que reconhecer um claro progresso em cada uma dessas áreas. A questão, no entanto, é: Para que direção este “progresso” está caminhando? Qual o objetivo final de todo este desenvolvimento? Ao final, João diz-nos, o Anticristo se erguerá e estabelecerá seu próprio reino neste mundo (I Jo 2:18, 22; 4:3; II Jo 7; Apoc 13). É para esta direção que o mundo avança. Satanás está usando os homens e todas as coisas para formar um reinado. Quando ele estiver chegado ao objetivo final, o sistema do mundo terá alcançado seu apogeu, e será neste momento que cada unidade sua revelar-se-á abertamente como anticristã. 

Após a queda, lemos que entre os filhos de Caim havia um forjador de instrumentos cortantes de bronze e ferro (Gen 4:22). Até alguns séculos passados parecia fantasioso ver o espírito do Anticristo em ferramentas de ferro. Mas hoje, nas mãos do homem, os metais são utilizados para fins sinistros e mortais. 

O mesmo se aplica à música e às artes. É fácil perceber uma íntima relação entre Satanás e as artes da pintura, da escultura e da música. Ele usa ferozmente a música, dança e as artes visuais para divulgar seus princípios. 

Quanto ao comércio, suas conexões são ainda mais suspeitas. Satanás foi o primeiro comerciante, negociando idéias com Eva para seus próprios benefícios, e, na linguagem figurada de Ezequiel 28, que parece revelar algo de seu caráter origina, lemos: “Pela extensão da tua sabedoria no teu comércio aumentastes as tuas riquezas; e eleva-se o teu coração por causa das tuas riquezas”. 

Mas, e quanto à educação? Certamente a maioria afirma: é inofensiva. Mas a educação é mais uma das coisas do mundo. Honestamente, como nós, cristãos, temos buscado proteger nossas crianças das mais óbvias armadilhas de Satanás? Temos que prover educação para os nossos filhos, mas como guardá-las do grande sistema do mundo e seus perigos? 

E quanto à Ciência? Até que ponto são legítimas as pesquisas e descobertas científicas. Como adquirir conhecimento sem servir ao sistema do mundo? 

Já se foi o tempo quando precisávamos sair para ter contato com o mundo. Hoje ele vem ao nosso encontro. Para qualquer lugar que você vá, mesmo entre cristãos, as coisas do mundo dominam as conversas. O mundo tem avançado para as portas da própria igreja, buscando arrastar todos para seu domínio. 

Deus está edificando sua Igreja para consumação do reino universal de Jesus. Por outro lado, Satanás está edificando o sistema mundano para seu ápice no reino do Anticristo. Quando nos deparamos com a escolha de caminhos, a questão não é: Isto é bom ou mau? É útil ou nocivo? Não; a pergunta deve ser: “Isto é do mundo ou de Deus?" Uma vez que só há este conflito no universo. 

Fugimos das concupiscências pecaminosas – e com razão – mas, quando o que nos vêm são coisas tão aparentemente inofensivas, como o conhecimento, a arte, a educação, prontamente perdemos nosso senso de valor e nos tornamos vítimas de seus engodos. 

Será que temos conhecimento de que Satanás é hoje o príncipe da educação, da ciência, da cultura e das artes e que tudo, com ele, está condenado? Será que temos conhecimento de que ele é o verdadeiro mestre de todas estas coisas que, juntas, constituem o sistema do mundo? 

domingo, 8 de agosto de 2010

Equilíbrio

Quando lemos muito a palavra, e paramos por aí. Nos tornamos muito ríspidos.
Quando oramos muito, e paramos por aí. Seremos muito estranhos.
Precisamos ler muito e orar muito, assim teremos um equilíbrio divino, um conjunto de justiça, misericórdia e exigência.

sábado, 7 de agosto de 2010

[ReiEterno apud David Wilkerson] Um chamado para Angústia

[Esta é a primeira parte do vídeo Um Chamado para Angústia em breve as outras partes. Da para acompanhar pelo Youtube, mas eu vou colocar aqui em texto para quem prefere, ou que tem alguma dificuldade em acessar o vídeo.]

Caso prefira ler....



terça-feira, 3 de agosto de 2010

Profecia de São Nilo

[São Nilo, Eremita do século V, amigo e discípulo de São João Crisóstomo, Superior de um Mosteiro de Ancira, na Galácia, morreu no ano 430. Sua Profecia foi inserida na importante obra de Hagiografia: "Bibliotheca Sanctorum", vol. IX, p. 1008.]


[Qualquer semelhança é mera coincidência?]



A Vinda do Anticristo






'...Depois do ano 1900, por meados do século XX, as pessoas desse tempo tornar-se-ão irreconhecíveis ...

Quando se aproximar o tempo da vinda do Anticristo, a inteligência dos homens será obscurecida pelas paixões carnais: a degradação e o desregramento acentuar-se-ão. O mundo, então, tornar-se-á irreconhecível. As pessoas mudarão de aparência, e será impossível distinguir os homens das mulheres, por causa do atrevimento na maneira de se vestir e na moda de seus cabelos.

[ReiEterno] O cristão e a paixão pelo futebol

[Texto do Site ReiEterno, como de costume... comentários vão entre colchetes]
[O texto não é novo... mas é muito atual]





Estamos nos aproximando de mais uma copa do mundo. Um evento que mobiliza o mundo. O mundo. Se mobiliza o mundo, devemos estar atentos para o que a palavra diz: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”