Ação do Espírito Santo em Atos - Parte 1
Introdução
Esta é a primeiro de alguns posts sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja no primeiro século.
Atos dos Apóstolos (ou somente Atos) é um dos livros mais fantásticos da Bíblia, costumo dizer que há diversas formas de aprendermos com a Bíblia... muitas vezes há ordens, mandamentos, conselhos... e uma outra que muitas vezes é negligenciada por nós, o exemplo. Atos é muito mais que uma história de como era a Igreja, é um exemplo de como devemos aplicar os ensinamentos e ordens de Cristo (Evangelhos) e o que está escrito na doutrina dos apóstolos (Cartas).
Há muitas coisas interessantes no livro de Atos, a vida de pregação da Igreja, o funcionamento do Corpo de Cristo, a comunhão e intimidade de relacionamentos, a obediência dos apóstolos ao que Jesus dizia (esperar em Jerusalém pelo Espírito Santo, Ir e fazer discípulos em todas as nações começando por Jerusalém, depois pela Judéia, Samaria... e até os cofins da Terra...), o serviço diaconal e como a Igreja cuidava dos necessitados (órfãos, viúvas, enfermos, pobres...) Enfim... Atos é um livro para ser dissecado! Não que os outros livros não sejam rsrs.
Vamos fingir que temos uma "peneira" e "filtrar" as ações do Espírito Santo em Atos. De início, podemos dizer que esta peneira tem "orifícios bem largos" porque o livro de Atos é repleto de ações do Espírito!
Alguns chegam a afirmar que um nome que representaria melhor o livro seria 'Atos do Espírito Santo através dos Apóstolos" ao invés de simplesmente Atos dos Apóstolos.