quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ação do Espírito Santo em Atos - Parte 1

Ação do Espírito Santo em Atos - Parte 1

Introdução 
Esta é a primeiro de alguns posts sobre a ação do Espírito Santo na vida da Igreja no primeiro século. 

Atos dos Apóstolos (ou somente Atos) é um dos livros mais fantásticos da Bíblia, costumo dizer que há diversas formas de aprendermos com a Bíblia... muitas vezes há ordens, mandamentos, conselhos... e uma outra que muitas vezes é negligenciada por nós, o exemplo. Atos é muito mais que uma história de como era a Igreja, é um exemplo de como devemos aplicar os ensinamentos e ordens de Cristo (Evangelhos) e o que está escrito na doutrina dos apóstolos (Cartas).

Há muitas coisas interessantes no livro de Atos, a vida de pregação da Igreja, o funcionamento do Corpo de Cristo, a comunhão e intimidade de relacionamentos, a obediência dos apóstolos ao que Jesus dizia (esperar em Jerusalém pelo Espírito Santo, Ir e fazer discípulos em todas as nações começando por Jerusalém, depois pela Judéia, Samaria... e até os cofins da Terra...), o serviço diaconal e como a Igreja cuidava dos necessitados (órfãos, viúvas, enfermos, pobres...) Enfim... Atos é um livro para ser dissecado! Não que os outros livros não sejam rsrs.

Vamos fingir que temos uma "peneira" e "filtrar" as ações do Espírito Santo em Atos. De início, podemos dizer que esta peneira tem "orifícios bem largos" porque o livro de Atos é repleto de ações do Espírito! 

Alguns chegam a afirmar que um nome que representaria melhor o livro seria 'Atos do Espírito Santo através dos Apóstolos" ao invés de simplesmente Atos dos Apóstolos. 



Dons do Espírito na Carta aos Coríntios
Para facilitar vamos ver o que Paulo fala em sua primeira carta aos Coríntios.

1 Coríntios 12.7-11 (Recomendo ler o contexto, capítulos 12 e 14)
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

O que Jesus disse
Jesus ainda disse em Marcos 16 e em João 14

Marcos 16.17-18
17 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

João 14.12
12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

Enumerando
Então enumerando as manifestações do Espírito que lemos nestes textos, poderemos citar:
01- Palavra de Sabedoria
02- Palavra da Ciência/Conhecimento
03- A Fé
04- Dons de Curar
05- Operação de Maravilhas
06- Profecias
07- Dom de discernir Espíritos
08- Variedade de línguas
09- Interpretação das línguas
10- Expulsar demônios
11- As obras que Jesus fazia... coisas maiores que Jesus fez

Atos é repleto destas manifestações... como poderemos ver a seguir.

01- Palavra de Sabedoria
Capítulo 15 - Quando alguns que tinham vindo da Judéia e os fariseus convertidos queriam impor costumes dos Judeus (circuncizão) aos gentios. A impressão que dá, é que houve um rebuliço por lá, tanto que Paulo e Barnabé voltaram para Jerusalém (com os da Judéia) para ouvir o que o Espírito Santo diria a Igreja. Então Pedro e Tiago tiveram palavra de Sabedoria pelo Espírito Santo para resolver este impasse e apacentar os discípulos de Jesus (tanto judeus como gentios). Depois dessas palavras até fizeram um documento para que todos os outros discípulos pudessem tomar conhecimento sobre o assunto.

Segue em ordem cronológica:

Atos 15.1-2 (A Confusão)
1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

Atos 15.6-9 (Pedro falando)
6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
8 E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.

Atos 15.14-19 (Tiago falando)
14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.
17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

Atos 15.23-27 (A carta)
23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.
24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

Atos 15.28-29 (De onde veio a Sabedoria? - que também faz parte da carta)
28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

Atos 15.30-31 (Qual o fim proveitoso?)
30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

Como vimos em 1 Coríntios 12.7, as manifestações do Espírito devem ser para algo útil. Por exemplo, quando se fala em línguas, o fim proveitoso é edificação pessoal intransferível e quando há interpretação o fim proveitoso é edificação do corpo de Cristo, da Igreja (1 Coríntios 14.3-4). 

Não, o fim proveitoso não foi a alegria dos irmãos (isto foi a consequência), mas foi para edificação, amadurecimento, solucionar os conflitos e a melhor compreensão do Evangelho do Reino, tanto que tirou um peso desnecessário sobre a vida dos irmãos, que por fim gerou a alegria. 

02 - Palavra da Ciência/Conhecimento
Capítulo 6 - Engraçado que Lucas quando fala de Estevão ele o descreve como "homem cheio de fé e de poder" (Atos 6.5,8). E quando em Atos se fala de Estêvão... conta um fato interessante:

Atos 6.9-10 (Estêvão não falava por si próprio, mas o Espírito que falava)
8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
10 E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.

Neste texto não há descrição destes diálogos, mas eu imagino, que se fosse hoje, sinto que os incrédulos perguntariam a Estêvão sobre o A teoria do Big-Bang, evolucionismo, código da vinci, horus e deuses egípcios (zeitgeist), undiscovery channel e history, reportagens da super desinteressante... E ninguém resistiria ao conhecimento de Estêvão, que na verdade vinha pelo Espírito Santo.

Logo depois disto... os que questionavam Estêvão ficaram muito irritados, e armaram contra ele.

Atos 6.11-13 (Cilada contra Estêvão)
11 Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
12 E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
13 E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;

Logo depois, é incrível como Estêvão responde ao ser perguntado se o que as testemunhas falaram tinham fundamento, ele simplesmente conta toda história do povo de 

Deus, começando por Abraão até chegar em Jesus. E explicou tudinho (Atos 7.1-53) e com ousadia até chegar a este ponto

Atos 7.52-53 (Estêvão finalizando a história da Igreja)
52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
53 Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.

Isto só poderia resultar em uma coisa (apedrejamento). 

Atos 7.54
54 E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.

Atos 7.56
56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

Nossa! Estêvão viu Cristo, a destra de Deus, EM PÉ! Não simplesmente assentado a direita. Viu em pé! Que tremendo!

E qual o fim proveitoso disto? Estêvão foi o primeiro mártir, que veio a morrer por Cristo (pelo que eu me lembre). E isto deu um "empurrãozinho" para que se cumprisse o que Jesus disse em Atos 1.8 ...

Atos 1.8 (Jesus disse)
8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

... Até aquele momento, todos estavam concentrados em Jerusalém. Mas a partir da ousadia e morte de Estêvão, me parece que houve uma intensificação na perseguição dos Cristãos. E isto fez com que os discípulos se espalhassem para Judéia e Samaria (com Jesus ordenou em Atos 1.8) e como podemos ver em Atos 8.1-2

Atos 8.1-2 (Fim proveitoso)
1 E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos.
2 E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto.

Conclusão de Hoje! 

É óbvio que não é meu objetivo listar todas as possibilidades de ação do Espírito Santo, na verdade isto seria impossível, visto que o Espírito Santo não é limitado, e suas possibilidades de agir vão muito além do que minha mente pode imaginar. Mas tendo em vista este livro de "Aventura" que é o Atos dos Apóstolos, nós podemos citar algumas coisas que o Espírito fez e se maravilhar com seu cuidado com a Igreja.

Podemos notar também, que os dons não são super-poderes, que nos tornam melhores, mas que é uma capacitação do Espírito, de acordo com sua vontade, para algum fim proveitoso... Proveitoso para quem? Exceto o falar em línguas (que é proveitoso para a edificação pessoal), os dons não são para nosso bel prazer, mas sim útil para o Corpo de Cristo e o propósito eterno eterno de Deus (Romanos 8.28-29).

Então em breve estarei postando mais ações do Espírito Santo na Igreja do Primeiro Século, com novas reflexões.




Nenhum comentário:

Postar um comentário