quinta-feira, 29 de julho de 2010

Quem se envergonha de quem?

Já vi muitos pastores em suas pregações, citar como exemplo o povo de Israel, e como este povo era ingrato e insensível a Deus. E realmente era.

Números 11.15
15 Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.

Deus se mostrava para eles, fazia vários milagres.... o maná descia do céu todos os dias, e mesmo assim o povo parecia estar apático à Deus. E ficava pensando como era bom os pepinos do Egito... queriam voltar para lá...

Hoje, nós sabemos que somos melhores que este povo, sabemos que somos mais sensíveis a voz de Deus, sabemos que se tivéssemos a metade dos sinais que eles tiveram, nossa fé seria 10 vezes maior do que é hoje; sabemos que poderíamos dar mais de nós;  e que se presenciássemos um terço do que aquele povo viu, dedicaríamos 5 vezes mais do que nos dedicamos hoje.

Belo engano.



O que nós não estamos contando é que aquele povo não tinha a presença do Espírito Santo. Eles não podiam viver cheios do Espírito, como vivemos hoje.

Como podemos ver nos seguintes textos:
1 Coríntios 6.19
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
João 14.23
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Efésios 2.22
22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Gálatas 3.27
27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
[Update 31/07/2010]
Hebreus 3.6
6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim

Vamos pensar melhor gente.  Nós temos o Espírito Santo dentro de nós. Jesus fará morada em mim (seu eu O amar e guardar Sua palavra). Como podemos ser tão fracos? Ou como diria Leonard Ravenhill... como podemos ser tão Crianças Espirituais, não amadurecidas.

Não digo isto para menosprezá-lo (leitor). Digo isto, primeiro para menosprezar-me. Em primeiro lugar, eu, tenho que entender estas coisas, e viver verdadeiramente sabendo destas coisas, conforme estas verdades.

Acredito que se o povo de Israel, que tinha saído do Egito nos observasse hoje, diria "Que povo insensível... ingrato... apático... Se o Espírito Santo habitasse em mim 5 minutos por dia, minha fé seria 10 vezes maior... Se eu fosse revestido de Cristo, poderia dar 5 vezes mais do que eu me dou hoje..." E eles diriam tudo isto com razão!

Que a paz de Deus que excede o entendimento esteja conosco!

Quer saber mais deste que habita em nós? Aconselho ouvir esta pregação do Pastor Sérgio Avillez - Salvador (BA). Tenho certeza que serás edificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário