segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Análise "Em seus Passos que Faria Jesus?" [Parte 3]

Em Seus Passos que Faria Jesus?
Charles Monroe Sheldon


Parte 3 - Os aspectos positivos do Livro :-)

3.1 Jesus faria isso? 
O livro é o criador do movimento WWJD (What Would Jesus Do? - O que Jesus faria?)
E esta é uma forma muito simples e eficiente de se viver o Evangelho do Reino. Se Jesus é o caminho,  então o que ele faria é exatamente a coisa certa a se fazer! O propósito de Deus é ter uma familia de muitos filhos semelhantes a Jesus para Glória dEle. É esta pergunta que nos norteia na prática, no dia a dia, e se fizermos o que Jesus faria, com certeza agradaríamos sempre ao Pai, porque Jesus era assim, em tudo foi obediente e sempre buscou em fazer a vontade dAquele que O enviou.

Esta ideia é completamente diferente do livro "A Cabana" (The Shack) que diz claramente que Jesus não foi um exemplo a ser seguido. Com todas as letras. 

Para as pessoas que estão mais próximas de Cristo, da Biblia e tem a habitação do Espírito Santo é uma pergunta muito comum... O que Jesus faria se estivesse em meu lugar? Muitas vezes erramos e logo em seguida somos incomodados pelo Espiríto.


3.2 Deus, to mandando um tijolinho para o céu viu?
Algo muito interessante do livro é a forma que trata as pessoas como algo eterno. Isso sim é ajuntar  tesouros no céu, apresentando vidas a Deus. Na parábola dos talentos, é assim: O Senhor volta para pegar o lucro. Quem foi que lucrou? Quem multiplicou, frutificou, gerou novas vidas. É muito bom ver o empenho dos discípulos do livro, buscando cooperar para o propósito eterno de Deus e querer frutificar.


3.3 Pode vir quente que eu estou fervendo!
O autor foi muito feliz em exemplificar pessoas seriamente comprometidas com Deus, a ponto de não se se importar com as consequências de seguir a Cristo. Se vai haver perdas financeiras, sociais, status, auto-imagem. Uma amostra na prática ao que chamamos de Renunciar a tudo quanto tem. Que é uma característica para que a pessoa seja Discípula de Cristo. Além da renúncia, temos também o negar a si mesmo, negar as próprias vontades, os próprios interesses, sonhos, projetos... o que comita em perder a vida... que converge em ganhar a vida... a Vida Eterna!!! 


3.4 Deus compro a camisa azul ou verde?
Depender de Deus para tomar decisões. Que coisa maravilhosa, negar ao que Adão fez. Ao contrário de querer a independência, almejar a dependência de Deus. Não dar um passo a não ser que tenha consultado Deus e ter sua benção. Isto é totalmente ao contrário do que é pregado no mundo.
A criança sonha em se tornar independente dos pais. A esposa sonha em ser independente do marido. As pessoas sonham em ter o domínio sobre a própria vida. Nós discípulos somos diferentes, sonhamos em ser dependentes de Deus, do seu corpo, de nossos esposos (para as esposas), de nossos pais (até o "deixar pai e mãe"). No livro, para cada passo, uma pergunta, o que faria Jesus? Isto é o que eu chamo de dependência de Deus.

3.5 Ou ajuntamos tesouro na terra... ou no céu
Uma outra coisa maravilhosa no livro é a negação da prosperidade. As pessoas entendem que não devem ajuntar tesouros na terra. Para mim hoje isto é lógico, se você "corre" para ajuntar tesouros no céu (como está no Sermão da Montanha), não dá tempo de ajuntar tesouros terrenos. Por isso é que Jesus fala que não dá para servir a dois senhores, a Deus e a Mamon. Ou vamos servir a um ou a outro. Ou vamos juntar tesouros aqui ou lá. Nós podemos até ser herdeiros de muita fortuna. Mas juntar tesouros? Só mesmo para quem vive para isto.


3.6 A teologia da Prática
Que tal colocar em prática o que aprendemos? É o que Em Seus Passos que Faria Jesus nos ensina. O que as vezes a palavra nos ensina como guardar a palavra (ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado Mateus 28.20), ou se tornar praticante, participantes, cumpridores (E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos Tiago 1.22 ou ainda Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. Apocalipse 1.3


3.7 Será que Deus prefere obediência ou sacrifício? 
Como saber a vontade de Deus para nossas vidas? É simplesmente com o bom senso? boas ideias?
Nananinanão! Tem um momento do livro excelente que Virginia fala que para saber qual é a vontade de Deus, é necessário conhecê-lo melhor. E apesar do livro não deixar isto tão claro, posso resumir este conhecer a vontade de Deus através de quatro meios.
  • Através da Oração (que é um diálogo e não um monólogo)
  • Através da Sua Palavra (A Bíblia)
  • Através do Seu Corpo (A Igreja, nossas autoridades na Igreja e irmãos)
  • E Através do Espírito Santo


3.8 Que tal fazer uma obra tremenda e grandiosa?
Os discipulos do livro que aceitaram o desafio, eram bons exemplos: andavam por toda a parte fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do Alcool. Tá, eu preferiria dizer que curava aos oprimidos do Diabo, mas o livro era meio restrito ao alcoolismo. O que não tira a graça de ir por toda a parte fazendo o bem. Eles se mobilizavam, iam até os necessitados, ofereciam Cristo! e nem por isso deixavam de oferecer também comida, abrigo e até mesmo capacitação profissional. Que bom exemplo de seguir fazendo o bem. Aqui eu vejo o quanto eu sou tão fraco e tenho muito a aprender.


3.9 Até aonde vai a voz do Pastor? 
Mostra o lado bom de ter pessoas diferentes, de profissões diferentes na Igreja. Cada um consegue alcançar pessoas que outros não conseguiriam, que outras vozes nunca chegariam, Deus usa cada um em seus lugares para encontrar ovelhas perdidas, almas desgarradas. O serviço de fazer Discípulos não é responsabilidade do Pastor, é de responsabilidade de todos, e todos devem ser empenhados em servir a Deus, fazer discípulos, amar ao próximo, e etc. 


3.10 Só isso? É só isso!
O autor consegue razoavelmente bem, resgatar a simplicidade do evangelho. Trata o evangelho como algo simples. Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar ao próximo como Cristo nos amou. Não simplesmente com palavras, mas o livro mostra isto através dos personagens em suas vidas práticas, isto que é mais gratificante.


3.11 Convém? É lícito? Edifica? Santifica?
No livro os discípulos não ficam medindo até aonde podem ir sem pecar... mas eles veêm o que eles podem fazer ou abrir mão para se santificar mais! Isto é muito gratificante! Este é um verdadeiro coração de Discípulo.


Ao final de tudo, apesar das minhas críticas ao livro, achei uma experiência muito positiva. São coisas simples e práticas que são perdidas nos ensinamentos atuais que o livro demonstra de forma simples e graciosa. Este livro é inspirador, motivante e nos leva a uma boa auto-reflexão a cerca de nossas vidas, nossa dependência de Deus, o quanto que nós temos feito aos nossos "próximos", o quanto que fazemos as coisas esperando algo em troca, enfim, quantas coisas podemos estar falhando.

Espero que ao ler esta terceira parte da análise do livro, você possa se sentir mais interessado em lê-lo.


Fontes:
http://www.mundocristao.com.br/noticiasdet.asp?cod_not=121
http://pt.wikipedia.org/wiki/Em_Seus_Passos_o_Que_Faria_Jesus%3F
http://en.wikipedia.org/wiki/In_His_Steps
Para acessar o livro... http://www.gutenberg.org/etext/4540 (em inglês).
http://www.youtube.com/watch?v=N5lw809gB94 Pregação Chocante - Paul Washer

Nenhum comentário:

Postar um comentário