sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Contemplando a Face de Cristo

CONTEMPLANDO A FACE DE CRISTO
11/04/2010 - Marcos Moraes e Eduardo Bulhosa


Lembro-me que há quatro décadas o Senhor derramou o seu Espírito na Argentina. Os irmãos começaram a cantar, bater palmas, gritar e dançar louvando ao Senhor. Alguns irmãos que nunca tinham visto estas coisas se escandalizaram. Aí um pastor veio perguntar a este pastor por que os irmãos dançavam? Ao que o pastor respondeu: - “É porque nós não sabemos voar. Se pudéssemos estaríamos voando, mas como não sabemos voar, dançamos na presença do Senhor”.

Gálatas 1:6 – 7 dizem: “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.” [Anátema = Maldito]

Graças a Deus pelos redimidos que estão aqui adorando ao Senhor em espírito e em verdade.   
Lemos que os irmãos estavam se confundindo. Paulo se refere a um “outro evangelho”. Existem por aí muitos outros evangelhos. Os irmãos da Galácia estavam perdendo o rumo do evangelho e seguindo a um “outro evangelho”.
Como não sermos enganados? Somente conhecendo o evangelho de maneira bem clara e então dificilmente seremos enganados por um “outro evangelho”.

Para fazer uma ilustração peguemos uma moeda. Uma moeda apresenta duas faces: CARA e COROA. O evangelho é semelhante. Ele tem dois lados. Se o evangelho que você está vivendo não tem estes dois lados, cuidado! Se lhe mostrarem uma moeda que apresente de um lado cara e do outro cara também você sabe que essa moeda é falsa. Se tiver coroa e coroa também será falsa.

Precisamos conhecer os dois lados do evangelho. Temos por aí em abundância evangelhos que não tem nem cara nem coroa.

Um lado do evangelho é o rosto de Jesus (a face de Cristo). [Eu chamaria de CARA]
2 Coríntios 4:6 – “Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.

Deus iluminou nossos corações e agora podemos ver a glória de Deus. Onde? Na face de Cristo.

No rosto de Jesus está a manifestação de Deus. Na Argentina chamam CARA e CRUZ as duas faces da moeda. 
A cruz, mas não a de Jesus, porque faz parte do rosto dele. E sim a nossa cruz. 

[Cara -> Face de Jesus, Coroa -> Nossa Cruz]

O que é a face de Cristo? Que fazer em relação à face de Cristo? CONTEMPLAR A FACE DE CRISTO.
2 Coríntios 3:18 – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

A palavra de Deus manifesta a face de Cristo para que nós possamos aprender a contemplar a face de Cristo. É a tarefa mais importante de minha vida como seguidor de Jesus.

Como isto funciona? Como contemplá-la? É olhar atentamente tudo que a palavra de Deus fala a respeito de Jesus, de Sua Pessoa.

Temos oito pontos da catequese l que fazem parte da proclamação que devemos ter de memória.  Cada ponto memorizado deve ser meditado. Olhar sempre para isto orando. Quando começo a olhar para Jesus não quero mais parar. Precisamos meditar que Jesus criou todas as coisas (João 1:1). Esse VERBO criou esse universo esplêndido, maravilhoso. Encante-se com este Deus maravilhoso. Veja que Ele - o Criador – se fez criatura. (Filipenses 2:5 – 8). 
[Filipenses 2.5-8
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
8 E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.]

Comece a adorar Jesus por isto. Comece a meditar na loucura que foi isso. A criatura se perdeu porque sendo criatura quis ser Deus (Gênesis 3:5). 

O primeiro ser, descrito em Ezequiel 28, que se corrompeu e começou a achar que não era bom ser criatura foi satanás. Um pensamento entrou nele: "Esse tal de Verbo aí só quer mandar, mandar, mandar e receber adoração, e nós só temos que obedecer, obedecer, obedecer. Não posso fazer tudo o que eu quero. Ninguém olha pra mim e me chama de bonitinho". Entrou uma mentira na mente de Lúcifer que ficar dependente de outro era ruim, e achou que Deus era mau. Isso encheu o seu coração e fez com que ele arrastasse consigo a terça parte dos anjos dos céus em rebelião contra Deus (Apocalipse 12:3 – 4, 9 – 12). 

E Adão foi enganado, comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e a mentira entrou dentro dele. E agora o nosso maior problema é obedecer, obedecer, obedecer. 
Conheci um rapaz novo que ouviu o evangelho e se entusiasmou e só pensava em Jesus até que voltou à Europa. E tornei a encontrá-lo agora mais velho já com seus 40 anos, mas sem Jesus. Tinha abandonado a fé. Permaneceu o amigo, e conversando ele me disse: 

Tem duas coisas que me perturbam: Não dá pra entender como é que vivemos para outra Pessoa. Como é que vivemos uma vida para servir outra Pessoa. Isso é mentira! - dizia ele.
A outra coisa que perturbava ele era que estávamos sempre com os olhos brilhando de felicidade, de alegria ao falar de Jesus. Não entendo esse negócio!

A mentira de Lúcifer entronizada na raça humana foi esta: que obedecer, obedecer e dar glória para Outro não é bom. Isso é mentira.
Jesus disse: EU SOU A VERDADE. Por que ele disse isso? Para que Deus desmascarasse essa mentira de Lúcifer. Deus vem e mostra-nos que isso é uma mentira. O Criador se faz criatura e vem para obedecer, obedecer e obedecer. E dava toda a glória para o Pai. Não queria glória para Ele mesmo, nem honra, nem fama, nem elogios. E era feliz. Jesus era o homem mais feliz em toda a terra. [Agora me diga... como não se apaixonar por Jesus? Que exemplo maravilhoso Ele nos deu.]

Ele era tão feliz e chamava a este sentimento de gozo no espírito. “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11).
Ele estava para morrer e dizia: "se você andar comigo o meu gozo estará contigo" (João 17:13). 

Toda vez que fazemos a nossa vontade no mesmo instante nos sentimos infelizes. 

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável [Romanos 12.2]. Jesus encarnado desfaz a mentira de Satanás. 
A quem Jesus obedecia? Ao Pai, à Maria, a José, a Pilatos e a tantos outros. Jesus obedecia a toda autoridade delegada. 
Trago à lembrança Jesus adolescente. Maria chamando: Jesus! Vem comer, menino! (Imagine Jesus pensando: Fui eu quem fez os alimentos, fiz teu estômago e o meu...). Jesus em tudo lhe era obediente. E era feliz e tinha gozo. Ele era Deus e fazia a vontade de uma mulher de carne e osso. Jesus obedeceu, obedeceu e obedeceu até à morte. 

E foi exigido dele pelo Pai algo que jamais será exigido de homem nenhum. Deus não vai exigir de ninguém que tome o pecado de outro. Jesus o Santo, o Puro, foi feito pecado por nós (2 Coríntios 5:21).

Você está olhando para isto? Você coloca seus olhos neste Jesus?
Você precisa olhar a Face de Jesus. Carregado com os nossos pecados e nossas culpas. Nos tribunais romanos se alguém era acusado, era registrado o escrito de dívida. O réu ia para o tribunal e tinha de encarar este escrito de dívida. 

Quando Jesus morreu, foi cravada na sua cruz toda a lista dos meus pecados. Deus é santo. Nem imaginamos quanto pecado cometemos por dia (o mau uso da língua, a maledicência, a incredulidade, a maldade, a omissão, o egoísmo etc.).
Deus escreveu o pecado de toda a humanidade e Jesus estava ali morrendo por causa daquelas listas infindáveis.
No Getsêmani Jesus não podia morrer. Ele sofreu tamanha opressão que suou gotas de sangue. Por que Jesus não morreu lá? Porque a morte é o salário do pecado (Romanos 6:23). Jesus não tinha pecado. Ele nunca pecou. Mas na cruz Jesus se torna pecado e recebe o salário do pecado que é a morte.

O que aconteceu depois que Jesus morreu? O que aconteceu entre a morte e a ressurreição de Jesus?
Efésios 4:9 - 10 "Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas".

Jesus morreu e foi para as regiões inferiores da terra. Por que tinha que ir para lá?

1º motivo: era o lugar dos mortos (1 Timóteo 3:16 – “Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo e recebido na glória.”
Justificado em espírito – o que significa? A primeira promessa do Senhor que aparece nas Escrituras está em Gênesis 3:15. 
Depois do pecado no Éden, quando Jesus julga a Adão e Eva e à serpente (Lúcifer). 

Porei inimizade entre ti (satanás) e a mulher, entre a tua descendência (demônios, principados, potestades da maldade e todos que rejeitam a Cristo) e o Seu Descendente (Jesus). Este (Jesus) te ferirá a Cabeça, e tu (satanás) lhe ferirás o calcanhar.

A palavra final (da sentença) do juiz para o réu usada naquele tempo era JUSTIFICADO.  O juiz batia o martelo na mesa e dizia: Está justificado! E ele saía livre de qualquer acusação. Jesus foi justificado em espírito. Ele não estava na carne. Estava nas regiões inferiores da terra sendo julgado. Houve um julgamento ali. 
O juiz esteve ali e perguntou:
- Lúcifer, por que mataste Este? - Ó Deus todo poderoso.
Respondeu satã: 
- Tu me deste autoridade sobre a morte. 
Deus continuou: 
- Sim. E por que mataste Este? 
O diabo disse: 
- Nunca vi ninguém com tanto pecado. 
Deus pede ao anjo que traga o livro da vida deste Homem e nada é encontrado em todos os dias da sua vida. 
- Não tem nenhum pecado. Quando foi que Ele pecou? Creio que você cometeu um engano. Eu te dei autoridade para matar essa raça perdida. Você matou um Justo, que nunca cometeu pecado nenhum. 
- Traga a chave da morte e a entregue a Ele (Apocalipse 1:18). Você perdeu a autoridade sobre a morte. Jesus venceu! 

Viu ali o Juiz bater o martelo e declarar: ESTÁ JUSTIFICADO! E Jesus ressuscitou.
A serpente veio picar o calcanhar de Jesus, mas naquele ato Jesus estava destruindo o poder de Satanás. Sem levantar um braço. 

Devemos adorar este Jesus maravilhoso. Venceu obedecendo, sofrendo e deixando tudo nas mãos do Pai. Jesus venceu satanás porque era homem santo e justo. Morreu para vencer satanás.
No terceiro dia Jesus justificado aparece aos seus discípulos. Procuram-no no túmulo e não O encontram. Os anjos perguntam às mulheres: - Por que buscais entre os mortos ao que vive? (Lucas 24:5).

“No dia em que Jesus foi elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos, dois anjos vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1:9 – 11).

Salmo 24 conta o que acontece lá em cima. Levantai-vos, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor, poderoso nas batalhas. Bendito! Bendito Jesus! Maravilhoso Jesus.

Podemos ver Jesus recebendo ali o louvor em espírito e em verdade dos que com o coração puro O adoram. Isso é tudo o que a palavra fala sobre Jesus. Pelo testemunho dos que andaram com ele. Ponha seus olhos em Jesus.
Tire os seus olhos da televisão, do dinheiro, dos jogos, do marido que não se converte, da mulher que vive a olhar ao seu redor.

Hebreus 12:2 – “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra de trono de Deus”.

Todos os dias sempre. É mágico e transforma nossa vida. 

Jesus, tendo amado dessa forma, se sujeitado desse modo, sendo vitorioso quer formar um povo vitorioso como Ele. Ele alcançou vitória através da morte. E precisamos passar por essa morte. Você quer? Olhe para Ele e siga a palavra de 

Marcos 8:34 – 38:
Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. [O outro lado da moeda, A Cruz] Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma? Porque qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”.

Aquele que olha para Jesus e vê a sua morte deve pedir: Me ensina a morrer, meu irmão, a tomar a cruz e perder a vida. Renunciar ao pecado para viver para Deus. Deixar a independência.

Como aparece um “outro evangelho” na minha vida? Existe o evangelho das três portas. Como ele entra em nosso meio? Como funciona? 
Jesus disse que só existia uma porta para o reino e um caminho estreito. [Mateus 7:13 e 14]

Existem duas portas: uma estreita e outra larga. Muitos na igreja vivem como se Jesus tivesse pregado um evangelho de três portas. Como funciona? A pessoa lá dentro, no sentimento dela, sabe que existe uma porta larga, um caminho largo (dos mundanos, com bebedice, feitiçaria, glutonaria, fazem tudo o que querem). Outra porta estreita – tem que tirar tudo, ficar sem nada e passar “de lado” pela porta estreita. É Jesus, a glória é de Jesus, tudo é de Jesus.  Quem está nesta porta? Os dedicados que vivem para Jesus. 

Alguém pensa: eu não estou no largo, mas também não estou no estreito. De vez em quando abro a mão de alguma coisa. 

Tenho uma notícia terrível pra você: Não existe porta do meio, nem caminho mais ou menos. Se você não está no estreito você está no largo. A religião faz uma “cerquinha” (não faz isso, não faz aquilo [cria regras]) e vai fazendo a sua vontade. O evangelho de Jesus deixa isso bem claro em Marcos 8:34 – 36. MORRA! E depois de morto me siga. [Gálatas 2:20, Romanos 6:1-8]
Que evangelho você está vivendo?

O evangelho coroa, coroa é cruz, cruz. 

Precisamos olhar para Jesus para sermos transformados, florescendo em Jesus. Que nenhum de nós vive neste caminho de engano. Querer andar com Jesus sem renunciar a tudo, sem morrer para si mesmo, isso é ilusão! [Lucas 14:27 e 33

O evangelho de Jesus é o que tem duas portas. Nós somos dos que andam no caminho estreito.

Pergunte a seu irmão: Você está olhando para Jesus? Está andando no aminho estreito? O que tem em verdade em você?
Senhor, que Teu Espírito ilumine os olhos do nosso espírito para ver Jesus.

Ponha colírio em nossos olhos para Te ver, Senhor. Tudo o que a Palavra fala de Ti. Ensina-nos a colocar os olhos nisto. Capacita-nos a tomar esta cruz todos os dias.

Guardemos a palavra. 
Perseverar nestes mesmos ensinos que são as colunas do fundamento da doutrina de Cristo (Memorizar catequese 1)
Que Deus nos abençoe.

[Recebi via Email, meus comentários entre colchetes]

Nenhum comentário:

Postar um comentário